FACULDADE PÚBLICA – UBA

”A Universidade de Buenos Aires tem 193 anos de história. Sua autonomia e seu compromisso com a excelência acadêmica e a investigação, faz com que suas salas de aula passem milhares de estudantes. ”

.

Por que a Universidade de Buenos Aires é a melhor da America Latina?


Como vem acontecendo desde 2014, a Universidade de Buenos Aires (UBA) voltou a subir posições no ranking de universidades. No ano de 2016, a universidade tinha ficado no seleto grupo das 100 melhores do mundo, em 85º lugar. Agora subiu mais dez posições e se colocou em 75º lugar. A UBA subiu 123 lugares nesse ranking desde 2014 e continua sendo, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor universidade da América Latina, estando inclusive melhor classificada que a USP (Universidade de São Paulo).
A UBA possui 4 “Prêmios Nobel” ( Carlos Saavedra Lamas / Bernardo Houssay / Luis Frederico Leloir / Cesar Milstein), isso demonstra e reafirma que esta Universidade contribuiu muito a nível mundial com suas descobertas. UBA formou muitos homens e mulheres de excelência mundial em sua profissão.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A UBA



A carreira de Medicina dura 07 (Sete anos) e está dividida em 4 ciclos, cada um tem objetivos bem definidos.
1 - CICLO BÁSICO COMUM
2 - CICLO BIOMEDICO
3 - CICLO CLÍNICO
4 -INTERNATO ANUAL ROTATÓRIO

CICLO BÁSICO COMUM: CBC constitui o primeiro ciclo dos estudantes universitários. O CBC tem um sentido orientador. Desta forma o estudante poderá comprometer-se realmente com uma carreira específica depois de um ano de vida universitária, onde terá oportunidade de conhecer o campo de estudos e aplicação das diferentes especialidades, assim como as possibilidades laborais reais para os graduados através das ações pela qual tem participação ativa, o Departamento de Orientação Vocacional.
CICLO BIOMÉDICO: se estuda na sede principal da Faculdade UBA, enquanto as matérias do Ciclo Clínico se estuda além da sede principal, em hospitais universitários e hospitais associados a faculdade. O Internato Anual Rotatorio se estuda integralmente em Unidades Docentes Hospitalares. Se estuda em 02 anos e meio e tem como objetivo compreender a estrutura e função do homem saudável nos níveis biológicos, psicológicos e sociais, através de disciplinas como: Anatomia, Histologia, Biologia celular, Embriologia e Saúde mental.
CICLO CLÍNICO: se estuda em 2 anos e meio e seu principal objetivo é que o aluno seja capaz de previnir, diagnosticar e formular esquemas de tratamentos e rehabilitação para as diversas patologias. Para isso aborda o estudo, por um lado, as cinco clínicas fundamentais e suas especialidades: Clínica médica, Pedriatria, Ginecologia, Cirurgia, Psiquiatria, e por outro lado, Saúde Mental, Saúde Pública, atenção Primaria a Saúde e Medicina Legal. A faculdade adota no Ciclo Clínico, a implementação de um modelo educativo baseado em um processo de ensino-apredizagem tutorial, com integração docente. Ademais de priorizar a atenção integrada sobre a especializada, assim como a atenção primaria da saúde em estratégias para elevar a qualidade de vida da população e para formação de medico generalista.
CICLO INTERNADO ANUAL ROTATORIO: é a etapa de aplicação pratica dos conhecimentos do Ciclo Biomedico e Ciclo Clínico com a responsabilidade supervisionada, a fim de que o aluno adquira criterios clínicos, junto com o aperfeiçoamento de habilidade e destrezas que foi incorporando durante a carreira. A metodologia utilizada neste ciclo se baseia em uma efetiva incorporação do aluno a equipes de trabalho em hospitais e extra-hospitalarios. O modelo inovador é similar ao da Residência Medica, porem em outro nível de capitação e responsabilidade requerendo uma supervisão mais intensa.

A Carga horária do CICLO DE INTERNATO ANUAL, será de 2.140 horas, compreendendo 844 horas de Plantões Médicos semanais e um período letivo de 9 meses com um cumprimento de 08 horas diárias de segunda a sexta-feira e uma avaliação final mediante um exame de medicina integrada. Ao longo de toda carreira de Medicina na UBA, os primeiros cliclos se realizam atividades de Atenção Primaria a saúde em unidades e centros de atenção sanitária.

OBJETIVO DA CARREIRA DE MEDICINA NA FACULDADE UBA

De acordo ao consenso Internacional com respeito aos desafios atuais da Educação Médica, o plano de estudos da Carreira de Medicina na Universidad de Buenos Aires - UBA, tem por objetivo formar um profissinal que:
 Conduza as atividades com ética e profissionalmente
 Assuma o compromisso de manter os valores da medicina em um marco de responsabilidades legais e na busca do bem estar comum.
 Respeite os direitos do paciente e que mantenha com ele a comunicação apoiada em confiança e respeito mútuo.
 Tenha um enfoque integral do ser humano considerando seus aspectos biologicos, psiquicos y sociais.
 Esteja capacitado para assistencia ao homem, comprometido com a proteção e promoção de saúde da família e comunidade.
 Ressalte a importancia da medicina preventiva e participe na concientização e educação médica em sua comunidade.
 Esteja preparado para trabalhar em equipe e interdisciplinariamente.
 Compreenda o fundamento da medicina e seja capaz de aplica-lo na prática.
 Tenha espírito crítico frente a conhecimento e que esteja aberto a incorporação das descobertas da ciência.

PRIMEIRO ANO DA CARREIRA DE MEDICINA NA FACULDADE UBA


O aluno terá a possibilidade de escolher qual modalidade deseja cursar o primeiro ano da carreira de Medicina na faculdade UBA, através de:


1 - UBA XI
2 - CICLO BÁSICO COMUM - CBC

CICLO BASICO COMUM – CBC


O que é o CBC?
Desde o ano de 1985 a Universidade de Buenos Aires, criou o CBC, com o objetivo geral de:
Brindar uma formação básica integral e interdisciplinaria, desenvolver o pensamento crítico, consolidar a metodologia de aprendizagem e contribuir para uma formação ética, cívica e democrática.

Os objetivos específicos que se destacam no CBC , são os seguintes:
- Que o estudante desenvolva seus conhecimentos e habilidades no uso de diversas linguagens e no manejo de informação.
- Que se oriente para escolher a carreira adequada, desde o ponto de vista pessoal para desempenho de uma futura profissão relacionada a comunidade.
- Que assuma a responsabilidade do aprendizado de modo a iniciar na educação permanente universitária.
- Que tome consciência do trabalho grupal e interdisciplinares.
- Que se inicie no conhecimento científico de diversas disciplinas e na interpretação de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos.
- Que adquira uma visão interdisciplinar com respeito as distintas áreas do conhecimento.
- Que se aproxime dos problemas reais, com um foco sistemático e metodológico.
- Para atingir estes objetivos, o CBC constitui o primeiro ciclo dos estudantes universitários. O CBC tem um sentido orientador. Desta forma o estudante poderá comprometer-se realmente com uma carreira específica depois de um ano de vida universitária, onde terá oportunidade de conhecer o campo de estudos e aplicação das diferentes especialidades, assim como as possibilidades laborais reais para os graduados através das ações pela qual tem participação ativa, o Departamento de Orientação Vocacional.

Os cursos que se oferecem no CBC estão organizados tanto desde um enfoque disciplinario, como interdisciplinario. De acordo a este ultimo enfoque, se estuda temas ou analizam problemas de diversas índoles e procedência.

NA PRÁTICA, O CBC NADA MAIS É QUE UM CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA UNIVERSITÁRIA

O CBC é composto por 06 (seis) materias obrigatórias:
1) Matemática
2) Química
3) Física e introdução a Bio-fisica
4) Biologia e Introdução a Biologia Celular
5) Introdução ao Conhecimeto de Sociedade e Estado - ICSE
6) Introdução ao Pensamento Científico – IPC

UBA XXI


UBA XXI é um Programa de Educação a distancia, oferecido pela Universidad de Buenos Aires – UBA, direcionado a pessoas interessadas em cursar algunas matérias do Ciclo Básico Comum através desta modalidade. Como parte desta proposta UBA XXI proporciona o estudo de matérias do primeiro ano de Medicina com duração de 2 quadrimestres.

UBA XXI oreferece materiais e recursos que enriquecem a organização do estudo e das disciplinas e promove autonomía dos alunos, como também uma formação flexível sem ter a obrigação de asistir as aulas presenciais. Oferece um portal virtual que potencia a interação entre docentes e alunos.
O PROGRAMA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PARA O CBC DA CARREIRA DE MEDICINA
ESTÃO DISPONÍVEIS PARA NOSSOS ASSESSORADOS NA ÁREA DO CLIENTE.

CLICK AQUI!